quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Declaração da OMS e O caso da Violência Obstétrica no Brasil e no Mundo




“No mundo inteiro, muitas mulheres sofrem abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto nas instituições de saúde. Tal tratamento não apenas viola os direitos das mulheres ao cuidado respeitoso, mas também ameaça o direito à vida, à saúde, à integridade física e à não-discriminação. Esta declaração convoca maior ação, diálogo, pesquisa e mobilização sobre este importante tema de saúde pública e direitos humanos.”
Organização Mundial da Saúde

 
Como já disse neste blog, mais especificamente neste post aqui, entendo perfeitamente as mulheres do Brasil que têm por preferência, ás vezes desde o início da gestação, a cesárea eletiva.

Relaciono esta pavorosa onda de cesárea eletiva que ocorre no Brasil, principalmente nos hospitais particulares, não só à comodidade dos médicos ou à questões financeiras, mas também ao fato da Violência Obstétrica.

Lembro, desde criança, de ouvir histórias horríveis sobre parto normal. E ainda escuto. É mãe que fica amarrada na cama, pai que não pode acompanhar a gestante durante o trabalho de parto, corte indiscriminado na região genital, proibição de se alimentar, movimentar ou de escolher a melhor posição para o expulsivo, além de ouvir coisas como “na hora de fazer você não gritou né?” ou “pare de gritar se não teu bebê vai nascer surdo”.

Tudo isso é muito mais normal de acontecer do que a gente imagina. Lembro de uma amiga de minha mãe que estava contando sobre o parto normal de sua filha e ela dizia: “Não podemos nem chamar de parto normal. Aquilo é parto “anormal”, isso sim!!”

Pois é. É por isso mesmo que muitas mulheres escolhem a cesárea sem nem pestanejar. Toda essa violência em relação ao parto normal que foi criada ao longo do tempo no Brasil causou essa preferência pela cesárea. Ela é prática e quase indolor, na maioria dos casos. Mas ela não é tão saudável quanto o parto normal, infelizmente. Sabemos que a OMS recomenda um máximo de 15% de cesáreas, que seriam as cesáreas que realmente necessárias, as que realmente salvam vidas. Hoje, no Brasil, existem hospitais com praticamente 100% de cesáreas. Claro, a maior parte, cesáreas eletivas. E eletivas por que? Porque as mães criaram consciente ou subconscientemente um medo gigantesco do tal parto “anormal”.

Sim, o parto normal hoje no Brasil, aquele convencional, cheio de intervenções desnecessárias, é horroroso. É uma Violência Obstétrica por si só.

E é por isso que a OMS vêm novamente em auxílio à saúde coletiva e lança um documento maravilhoso que você pode acessar abaixo.



 

 
 #VOBR2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário